6 de jan. de 2016

DX em fax das marinhas via rádio HF (radiofax)


 Entre as várias formas de fazer DX, uma é a de receber imagens de fax emitidos pelas marinhas de vários países pelo mundo. As estações, horários e formas de transmissão das marinhas podem ser obtidas aqui, ou fazer uma varredura pelo VFO do rádio.
 No meu QTH (GG35CG) em janeiro/2016 consegui monitorar as estações de fax das marinhas do Brasil, Chile, Japão e dos EUA. A chilena foi a que teve as melhores recepções, principalmente em 17.145 KHz em USB no período da tarde. A Marinha do Brasil transmite nas frequências de 12665 e 16978 continuamente.
 O conteúdo transmitidos geralmente são informações meteorológicas, sendo que a Marinha Japonesa transmite notícias do Kyodo News. A imagem a seguir, foi obtida  em 12745,5 khz (USB), usando um Yaesu 857 e o software MixW.

  Para o software decifrar a imagem, basta usar o mixer de audio (placa de som) do próprio computador. Um programa fácil de usar é o Multipsk.
 Para testar a recepção, esse curto áudio,  que captei da Armada do Chile, irá gerar uma imagem de 60 linhas aproximadamente, e resultará numa imagem igual a essa.

Detalhes técnicos e teórico sobre radiofax, nesse link (em inglês).
Boas escutas em 73.

Nenhum comentário: