
Professores inativos participam de encontro em Toledo
| Encontro macro-regional trouxe a Toledo dezenas de profissionais inativos vinculados ao Governo do Estado |
| Após palestras para abordar problemáticas dos inativos, professores participaram de atividades de integração e motivacionais |
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação (APP) organizou ontem (05) um encontro entre professores estaduais aposentados nas dependências do Clube Yara de Toledo. Segundo a secretária dos aposentados da APP Sindicato de Toledo, Catarina Rinaldi Mariuci, o encontro desenvolvido é um dos quatro que devem acontecer no Paraná. "Dividimos os Sindicatos em quatro partes no Paraná. O nosso encontro envolve professores dos Núcleos de Francisco Beltrão, Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu e Assis Chateaubriand", explica.
Foram desenvolvidas diversas atividades durante o dia. Na parte da manhã, todas foram voltadas às questões de direito dos servidores e problemáticas enfrentadas pelos profissionais aposentados. Durante a tarde a APP desenvolveu atividades de integração entre os participantes, com a presença de acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade Paranaense (Unipar) que ofertaram massagens relaxante e antiestresse.
Segundo a secretaria estadual dos Aposentados da APP Sindicato, Tomiko Falleiros, os professores e funcionários inativos possuem demandas diferentes dos profissionais da ativa e merecem atenção especial por parte da organização sindical. "Foram realizados estudos e pesquisas sobre os servidores inativos do setor da educação em todo o Brasil. A partir daí foram estabelecidas às demandas e apresentadas as necessidades próprias dos aposentados", explica.
Segundo Tomiko, a saúde e as precatórias são os principais problemas dos inativos. "Temos problemas com o sistema de saúde dos servidores, que não atende de maneira satisfatória a todos os que necessitam. Outro problema que preocupa os profissionais inativos é a questão dos precatórios, que são dívidas que o Governo do Estado possui com os servidores", afirma.
Uma das palestras foi com representantes do Paraná Previdência, que é o órgão que gerencia o pagamento de aposentados. "Além da saúde e dos precatórios, tratamos assuntos como a paridade e a isonomia salarial que deve deixar todos os profissionais em alerta. Foi um momento muito produtivo, onde nossos professores puderam ser orientados e tiveram duvidas esclarecidas sobre os passos para a reivindicação", finaliza.
TRATAMENTO ESPECIAL
A secretária dos aposentados da APP Sindicato de Toledo, Catarina Rinaldi Mariuci, explica que a partir de agora, os profissionais inativos contarão com projetos direcionados para o bem estar e a qualidade de vida. "Estamos desenvolvendo uma parceria com os cursos de Fisioterapia e Cosmetologia da Unipar. Faremos um projeto de ginástica oriental e massagem relaxante e antiestresse para todos os interessados de forma gratuita", explica.
Da Redação
TOLEDO
http://www.jornaldooeste.com.br/sitenovo/detalhes_noticias.php?id=192

Nenhum comentário:
Postar um comentário